Eu, quem?

MARCIO CAPARICA CARLOS

Designer gráfico, webdesigner e aficionado por comunicação em geral. Eu trabalho para transmitir informações entre pessoas de maneira clara e atraente.

  • Histórico profissional

    • Coletânea Editorial (Grupo MTCom): Diretor de criação, fevereiro – outubro/2011.
    • New Content: Diretor de arte, setembro – novembro/2010.
    • Runner’s World Brasil: editor de arte, setembro/2008 – agosto/2010.
    • Men’s Health Brasil: designer, setembro/2006 – setembro/2008.
    • The Guardian Newspapers (Londres): designer, març/2005 – julho/2006.
    • Jungle Drums Magazine (Londres): diretor de arte, fevereiro/2005 – julho/2006.
    • Recreio: designer, junho/2003 – janeiro/2005.
    • ESPN Brasil: webdesigner, setembro/2002 – dezembro/2002.
    • Universidade de São Paulo: monitor editorial, setembro/2001 – setembro/2002.
    • Editora Trip: assistente de webdesign, maio/2000 – junho/2001.
  • Educação

    • Pós-graduação em Mídias sociais: Fundação Armando álvares Penteado, agosto – dezembro/2011.
    • MA Graphic Design: University of the Arts London, janeiro – dezembro/2005.
    • Editoração (Comunicação Social): Escola de comunicações e Artes (University of São Paulo), February/1999 – December/2002.
    • Ensino médio: Colégio Anglo Campinas, agosto-dezembro/1996.
    • Intercâmbio Mazama High School (Oregon, EUA), agosto/1995 – julho/1996.
    • Processamento de dados (incompleto): Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), fevereiro/1994 – julho/1995.
  • Qualificações

    • Experiência na coordenação comando de equipes editoriais.
    • Domínio completo do pacote Adobe Creative Suite (InDesign, Photoshop, Illustrator, Dreamweaver, Fireworks, Flash).
    • Alta proficiência em HTML, HTML5, CSS, PHP e jQuery; qualificado para criar páginas dinâmicas seguindo os padrões W3. Proficiência em ActionScript para a criação de conteúdo interativo em Flash.
    • Inglês fluente, espanhol e francês intermediários.
    • Finalista do XXXII Prêmio Abril em 2007, categorial Visual/Abertura de Matéria.
    • Finalista do XXXIII Prêmio Abril em 2008, categorias Matéria Completa/Gastronomia, Matéria Completa/Moda e Matéria Completa/Beleza.
    • Vencedor do XXXVII Prêmio Abril em 2012, na categoria Melhor Edição Especial de Revista com o Guia do Iniciante Runner’s World.
  • Pontos Fortes

    • Altamente criativo, capaz de compreender rapidamente os conceitos de um trabalho editorial e traduzi-los em propostas visuais de maneira inovadora. Entende a linha editorial e projeto gráfico de uma publicação co facilidade para adotá-los em trabalhos.
    • Facilidade com computadores; proficiência nas plataformas Macintosh e PC.
    • Altamente responável e comprometido.
    • Meticuloso, com atenção a detalhes.
    • Acostumado a lidar com pessoas e prazos, a encomendar ilustrações, conceber e acompanhar ensaios fotográficos, lidar com pressão e trabalhar em equipe.
  • Realizações

    • Runner’s World Brasil

      • Co-autor do projeto gráfico da nova revista, adaptado da edição norte-americana.
      • Responsável pelo design de grande parte da revista, e pela padronização da linguagem visual de toda a revista.
      • Responsável por encomendar ilustrações e acompanhar ensaios fotográficos e castings de modelos.
      • Responsável por controlar os gastos e o andamento dos trabalhos do departamento de arte.
      • Responsável por toda a comunicação da edição brasileira com outros edições internacionais com relação a questões editoriais, pedindo material para outros países e atendendo a pedidos de material dessas outras redações..
      • Fundador da comunidade da Runner’s World no Orkut e da fanpage da revista no Facebook, mediando esses canais durante o primeiro ano e meio da revista.
    • Men’s Health Brasil

      • Aumento do leque de agências de imagem que trabalham continuamente com a revista, estabelecendo contatos com agências que já têm acordos com a editora, iniciando contatos com outras menos utilizadas, e estabelecendo conta em agência de baixo custo (www.stockxpert.com), de forma a adquirir imagens de alta qualidade por custos baixos.
      • Intermediação de contatos com fotógrafos do exterior para negociação de imagens quando necessário.
      • Administração e expansão dos contatos com agências de modelos, várias vezes disparando castings e lidando com bookers diretamente.
      • Manutenção e expansão do contato com edições internacionais da revista-mãe, intermediando a comunicação editorial com revistas dos EUA, Reino Unido, Itália e outros.
      • Concepção e acompanhamento de fotos, orientando fotógrafos e produtores, e administrando datas, empréstimos e custos.
      • Melhorias no processo editorial, refazendo templates e implementando novas práticas (como separação dos arquivos das matérias em um diretório para cada fase do processo, utilização de layers, organização de palheta de cores).
    • The Guardian Newspapers

      • Participação na implementação do novo projeto gráfico e formato do jornal.
      • Criação de várias capas de seções semanais, chegando a fazer ilustrações para elas quando necessário
      • Chamado a resolver designs de matérias de maior complexidade.
      • Responsável por conferir os lay-outs de seções semanais antes de enviá-las para impressão.
      • Responsável pelo fechamento e envio para a gráfica de seções semanais na ausência do superior.
      • Criação do selo da premiação The Guardian Best Children Books Award
    • Jungle Drums Magazine

      • Criação de novo projeto gráfico.
      • Sistematização do processo editorial, até então amador, com aplicação de espelhos, templates, projeto gráfico etc.
      • Captação de novos colaboradores de ilustração e fotografia no Reino Unido e no Brasil, de forma a melhorar a qualidade da revista.
      • Desenvolvimento de novos designers na redação.
      • Negociação de prazos e valores de forma a produzir uma revista de alta qualidade com borderô mínimo.
      • Implementação da gradual mudança de foco da revista: originalmente, destinada principalmente à comunidade brasileira em londres, para maior ênfase nos leitores britânicos com interesse na cultura brasileira.
    • Recreio

      • Design de matérias buscando sempre a originalidade e um tom descontraído e divertido, dentro do projeto gráfico da revista.
      • Refinamento e montagem final de duplas com Adobe Photoshop.
    • Website ESPN Brazil

      • Aplicação de utilidades em flash em matérias online.
      • Implementação de screensavers para os usuários.
      • Redução dos prazos de produção, permitindo criação de conteúdo exclusivo do site.
  • Atividades extra, hobbies e vivências relevantes

    Vivência digital
    Estou sempre atento às novidades do mundo digital, buscando me manter sempre a par das novas tendências e tecnologias. Sou early adopter de ferramentas como Twitter, Facebook, Google Plus, WordPress etc. Manutenção de blog desde antes da ferramenta “blog” existir, quando era necessário aprender HTML para isso.
    Mestrado no exterior
    O Graphic Design MA na University of the Arts London foi um curso que me permitiu não apenas explorar novas maneiras de realizar minha atividade profissional, como me colocou em contato com designers do mundo inteiro e me permitiu discutir minha prática no âmbito acadêmico e ético
    Trabalho no exterior
    Trabalhar num jornal como The Guardian, além de me expor à rotina de um jornal diário de renome internacional, fez com que eu me inserisse mais na vida britânica e aumentasse meus conhecimentos da indústria de comunicações como um todo.
    Viagens
    Realizar o Caminho de Santiago em 2004 e rodar a Europa de bicicleta por mais de 1500 km em 2006 aumentaram minha bagagem cultural, aprofundaram minhas fontes de inspiração e fortaleceram minha capacidade de empreender projetos até o final. Novas viagens para a Europa em 2009 e para a Coreia do Sul e China em 2010 ampliaram ainda mais meu leque de vivências, experiências e inspirações.
    Atravessar os EUA de costa a costa de bicicleta, em 2012… Não só tornou-se um marco na minha vida, como me deixou mais repleto de imagens, planos e boas histórias. E com uma força de vontade temperada à aventura capaz de enfrentar qualquer trabalho casca-grossa que vier pela frente!