Você sabe, toda a informação que você consome nas bancas, na internet, no dia-a-dia, não vai parar na página, organizada e pronta para o consumo, por conta própria.
Existem profissionais que se dedicam a organizar visualmente todo esse material, para que você receba as histórias, notícias e fotos que deseja sem pensar duas vezes. Eles são os designers gráficos. Quando bem feito, esse trabalho se passa em grande parte despercebido – como um bom goleiro, em geral só se presta atenção no trabalho do designer quando ele pisa na bola.
Hierarquia dos dados, fluxo de leitura, legibilidade… são várias as preocupações que um designer tem quando recebe uma coluna de letrinhas para espalhar numa página. Qualquer escorregão nesse processo pode provocar aquela famosa “preguiça” no leitor, que abandona o material sem remorso se qualquer outra coisa mais interessante surgir.
Simplesmente não atrapalhar o encontro entre informação e informado já é bom, mas eu acredito que podemos levar a programação visual um passo além. Mais do que transmitir a informação sem ruídos, o designer gráfico empresta personalidade para o que está desenhando, como um ator ao interpretar um texto. Cores, fontes, grafismos, tudo pode colaborar para transmitir sensações mesmo ao texto mais árido.
Meu esforço como designer gráfico é transmitir ao leitor as emoções e princípios que refletem o veículo que está fornecendo aquela informação. Seja respeitabilidade e conhecimento para um site de advogados, seja empolgação e garra para uma edição especial sobre corrida, seja diversão e encantamento para uma revista infantil: quando se consegue manipular o visual de uma página para que ela reflita as intenções dos autores perfeitamente, a experiência de leitura, mais que fácil, se torna um prazer.
Você tem o conhecimento e a vontade de levá-lo a um público de maneira clara e profissional. Eu tenho o know-how e a paixão por fazer isso acontecer. Vamos nessa?
Sua marca pode contar uma história
O design editorial usa um raciocínio bem diferente do aplicado ao design publicitário. Enquanto na publicidade a preocupação é capturar a atenção do leitor por um espaço curto de tempo, quando se pensa editorialmente o esforço é fazer o leitor gastar um bom tempo com o material. Isso significa uma preocupação com ritmo, equilíbrio, e composição que prendam o leitor por várias páginas.
Por isso mesmo, criar um produto editorial para divulgar uma marca ou uma ideia pode ser uma boa opção. Quando bem feitos, um blog, jornal ou revista dedicados a transmitir os conceitos de uma marca criam uma relação muito mais próxima com o público, que passa a se identificar com aquela marca e considerá-la parte de sua vida.
Além de prepararmos toda a programação visual para uma empreitada dessas, também trabalhamos em parceria com vários jornalistas e ilustradores para produzir o conteúdo na medida certa para ajudar uma marca a estreitar sua relação com seus clientes.
Deixe sua fan page com a sua cara
Todo mundo está no Facebook. Todo mundo vive no Facebook. Todas as marcas já estão colocando seu pé lá dentro também. E no meio de tantos updates, fotos e páginas, o seu espaço pode acabar passando batido.
Mas não precisa ser assim! O Facebook permite que se faça páginas personalizadas para as fan pages. Ou seja, você pode levar a sua identidade visual para dentro do site, garantindo que não vai ser apenas mais um no meio de tantos outros. Quer deixar sua fan page com sua cara? Fale com a gente!
Eu também trabalho com vários especialistas em mídias sociais, prontos para manter a conversa com seu público rolando. Não tem mais por que ninguém curtir sua marca.