Algumas empresas estão presentes em todos os cantos da nossa vida e a gente mal se dá conta. A Ambev é uma delas, dona não só de várias marcas de cerveja, mas também de refrigerantes e de franquias de estabelecimentos comerciais. Ano passado a Ambev organizou uma convenção para novos membros de sua rede de franquias, e precisava de um guia que apresentasse a filosofia e conceitos da empresa para seus recém-chegados.
O convite veio por meio das minhas parceiras da Butique de Letras. A proposta: fazer um guia de bolso que, de maneira leve, entregasse uma grande quantidade de informação útil sobre a Ambev, sobre as franquias, e sobre seus produtos. Tínhamos que ter em mente que o público desse guia vai estar numa situação em que o tempo é curto, então devíamos fazer algo que oferecesse dados interessantes numa primeira folheada, e ao mesmo tempo fosse agradável de ler numa leitura posterior mais demorada.
Enquanto as jornalistas da Butique minavam informações relevantes e interessantes sobre o universo cervejeiro, eu comecei a preparar o projeto desse guia. A primeira decisão que haveria intenso de imagens, ao mesmo tempo que o texto seria disposto de maneira muito simples. Começou então uma pesquisa nos bancos de imagem de fotografias que refletisse o clima de camaradagem e descontração que a Ambev desejava, que seria complementada com as imagens de divulgação de seus produtos.
A palheta de cores escolhida se resume a duas: um dourado que lembra a cerveja, produto principal da Ambev, e o tom de azul oficial da empresa.
Com a opção por uma disposição de texto em apenas uma coluna, a escolha das fontes se torna responsável por muito da personalidade da publicação. A intenção era transmitir uma sensação de algo moderno, mas com uma tradição de várias décadas por trás – como a Ambev. A fonte escolhida para os títulos, função sempre importante, foi a Aviano Sans, larga, com vários pesos, e de traços modernos que, no entanto, remetem a uma certa nostalgia pelos anos 1950. Para o texto, escolhi a Luminance, uma serifada com traços um pouco exóticos – não tanto para distrair da leitura, mas o suficiente para dar um ar distinto. E, mais importante numa publicação de páginas pequenas: a Luminance tem uma altura-x bastante alta, o que faz fontes em tamanho menor parecerem maiores e, portanto, mais fáceis de ler.
Para quebrar as colunas de texto, decidimos que os boxes seriam colocados dentro de ovais amarelas, lembrando os rótulos de cerveja. A fonte escolhida para os boxes é a Gloriola. Ela também é utilizada em destaques no meio do texto corrido, cuja intenção é facilitar uma leitura diagonal do texto.
Outra ideia de como trazer o universo do consumo das bebidas para o guia foi preencher as colunas das margens externas das páginas com texturas alternadas de metal (das máquinas de chope) e de madeira (das mesas).
Outra maneira de tornar a leitura mais rápida é formatar o texto em ítens, algo que as jornalistas da Butique de Letras fazem muito bem. Sem querer complicar adicionando outras variantes da fonte de texto, eu apenas defini identações e bullets diferentes para cada nível de itemização. Cada nível também ganhou um estilo de intertítulo próprio.
O início de cada capítulo foi marcado com imagens estouradas em página dupla – presentes em nenhum outro lugar – com apenas título e subtítulo do capítulo. Sem querer fugir do padrão das margens, eu mantive os fios verticais duplos mesmo por cima das fotos.
No final do guia vem a “lição de casa”: um diário de degustação para que os leitores fizessem anotações sobre as características das cervejas que viessem a experimentar depois de adquiridos tantos conhecimentos sobre a bebida.
O último passo na criação desse guia foi o design da capa. Como trazer um clima de sofisticação e descontração ao mesmo tempo? A solução: usar a textura de madeira para imitar uma mesa, e sobre ela colocar o título do livro dentro de bolachas de chope. De brinde, se apresenta de cara os principais elementos gráficos da publicação e se desperta a curiosidade do leitor sobre o conteúdo das páginas que tem em mãos.
Os comentários estão encerrados.