Criado para Ambev

Ambev: Guia de franquias

Algumas empresas estão presentes em todos os cantos da nossa vida e a gente mal se dá conta. A Ambev é uma delas, dona não só de várias marcas de cerveja, mas também de refrigerantes e de franquias de estabelecimentos comerciais. Ano passado a Ambev organizou uma convenção para novos membros de sua rede de franquias, e precisava de um guia que apresentasse a filosofia e conceitos da empresa para seus recém-chegados.

O convite veio por meio das minhas parceiras da Butique de Letras. A proposta: fazer um guia de bolso que, de maneira leve, entregasse uma grande quantidade de informação útil sobre a Ambev, sobre as franquias, e sobre seus produtos. Tínhamos que ter em mente que o público desse guia vai estar numa situação em que o tempo é curto, então devíamos fazer algo que oferecesse dados interessantes numa primeira folheada, e ao mesmo tempo fosse agradável de ler numa leitura posterior mais demorada.

Enquanto as jornalistas da Butique minavam informações relevantes e interessantes sobre o universo cervejeiro, eu comecei a preparar o projeto desse guia. A primeira decisão que haveria intenso de imagens, ao mesmo tempo que o texto seria disposto de maneira muito simples. Começou então uma pesquisa nos bancos de imagem de fotografias que refletisse o clima de camaradagem e descontração que a Ambev desejava, que seria complementada com as imagens de divulgação de seus produtos.

A palheta de cores escolhida se resume a duas: um dourado que lembra a cerveja, produto principal da Ambev, e o tom de azul oficial da empresa.

Guia de franquias Ambev: Sumário

Com a opção por uma disposição de texto em apenas uma coluna, a escolha das fontes se torna responsável por muito da personalidade da publicação. A intenção era transmitir uma sensação de algo moderno, mas com uma tradição de várias décadas por trás – como a Ambev. A fonte escolhida para os títulos, função sempre importante, foi a Aviano Sans, larga, com vários pesos, e de traços modernos que, no entanto, remetem a uma certa nostalgia pelos anos 1950. Para o texto, escolhi a Luminance, uma serifada com traços um pouco exóticos – não tanto para distrair da leitura, mas o suficiente para dar um ar distinto. E, mais importante numa publicação de páginas pequenas: a Luminance tem uma altura-x bastante alta, o que faz fontes em tamanho menor parecerem maiores e, portanto, mais fáceis de ler.

Guia de franquias Ambev - página interna

Para quebrar as colunas de texto, decidimos que os boxes seriam colocados dentro de ovais amarelas, lembrando os rótulos de cerveja. A fonte escolhida para os boxes é a Gloriola. Ela também é utilizada em destaques no meio do texto corrido, cuja intenção é facilitar uma leitura diagonal do texto.

Outra ideia de como trazer o universo do consumo das bebidas para o guia foi preencher as colunas das margens externas das páginas com texturas alternadas de metal (das máquinas de chope) e de madeira (das mesas).

Guia de franquias Ambev - página interna

Outra maneira de tornar a leitura mais rápida é formatar o texto em ítens, algo que as jornalistas da Butique de Letras fazem muito bem. Sem querer complicar adicionando outras variantes da fonte de texto, eu apenas defini identações e bullets diferentes para cada nível de itemização. Cada nível também ganhou um estilo de intertítulo próprio.

Guia de franquias Ambev - página interna

O início de cada capítulo foi marcado com imagens estouradas em página dupla – presentes em nenhum outro lugar – com apenas título e subtítulo do capítulo. Sem querer fugir do padrão das margens, eu mantive os fios verticais duplos mesmo por cima das fotos.

Guia de franquias Ambev - abre de capítulo
Guia de franquias Ambev - abre de capítulo

No final do guia vem a “lição de casa”: um diário de degustação para que os leitores fizessem anotações sobre as características das cervejas que viessem a experimentar depois de adquiridos tantos conhecimentos sobre a bebida.

Guia de franquias Ambev - diário de degustação

O último passo na criação desse guia foi o design da capa. Como trazer um clima de sofisticação e descontração ao mesmo tempo? A solução: usar a textura de madeira para imitar uma mesa, e sobre ela colocar o título do livro dentro de bolachas de chope. De brinde, se apresenta de cara os principais elementos gráficos da publicação e se desperta a curiosidade do leitor sobre o conteúdo das páginas que tem em mãos.

Guia de franquias Ambev - capa

Os comentários estão encerrados.